SEJA BEM VINDO
Maria do Jeito Certo




Pois bem mãe Maria, estou falando com a Senhora, sobre a Senhora e sobre Jesus, porque penso que lá no céu se ouve o que se fala aqui na terra. E é do nosso relacionamento com a senhora que eu vim falar.

Posso não saber muita coisa, mas a Bíblia que li, os livros de teologia e os documentos da Igreja que estudei, apontam para o papel da senhora no Reino anunciado por Jesus e para o lugar da senhora na minha Igreja e no meu coração.

A palavra é "mãe"! Não consigo imaginar a senhora sem pensar na palavra mãe. Concordo com os inúmeros títulos que através dos tempos a Igreja deu à senhora, embora ache que compete a nós, pregadores, explicar cada um deles. Está claro para mim que a Senhora foi a primeira cristã, modelo de fé, exemplo de confiança em Jesus e testemunha fiel de tudo o que se passou na vida dele, de Belém até a cruz. De Jesus, a senhora entendia. E agora, no céu, entende ainda mais.

Não, Maria, a Senhora não foi uma mulher qualquer e não foi acidente e nem loteria o que aconteceu na tua vida. Deus não brinca de acaso. Foi mulher e foi mãe incomum em circunstâncias incomuns.Tudo na senhora foi especial. Não é todo dia que uma virgem recebe o aviso de que será mãe do esperado Messias. Não é todo dia que uma mulher engravida por obra especial de Deus então é qualquer mulher que gera e educa alguém como Jesus. Deus pode até servi-se de pessoas incompetentes e pecadoras para sua obra, mas não foi o seu caso. O que houve ali foi um chamado especial, porque o sopro de Deus outra vez pairou de maneira especial sobre uma pessoa. Dessa vez, a vida gerada seria alguém como Jesus.

Que bonita religião a que a Senhora praticou. Inteligente e serena, ainda que sofrida. Acreditou, mas quis mais explicação do anjo(Lc 1,34). Encheu-se de fé e confiança, mas não jogou fora o direito de ser inteligente, perguntar, projetar as conseguencias daquele momento e de querer saber como.

Os poucos episódios da vida da Senhora narrados nos Evangelhos me dão a impressão e que era uma jovem muito inteligente, uma mãe muito segura, meditou e guardou tudo na mente e no coração e retirou lições de cada fato que viveu com o Filho (Lc 2,19).Quando foi preciso, usou da autoridade de mãe. Fez isso no templo (Lc 2,43-50), aos 12 anos dele. Quando precisou agir, usou do jeitinho materno de quem conhecia o coração do Filho que gerou e criou. Fez isso nas bodas de Caná (Jo.2,1). Intercedeu pelo jovem casal e mandou que seus empregados procurassem Jesus. Ele não negaria ajuda - Não o teu Filho.



De orar e insistir a senhora entendia, virtude que depois Jesus recomendaria aos seus seguidores. A gente deve insistir na oração, porque se até os maus juízes atendem quando o pedido é insistente, quanto mais Deus, que é bom (Lc. 18,1). A Senhora fez isso. Sabia pedir. Mas, na hora da dor, estava lá, presente e sofrendo com ele. Soube pedir porque sabia participar.

Imagino os risos, as brincadeiras, as lágrimas, as preocupações e o dia-a-dia ao lado de Jesus. Ninguém teve maior escola de espíritualiadade que a Senhora, nem mesmo os apóstolos, que tiveram apenas três anos par aprender com ele. A senhora teve mais de 30...

Se acredito na palavra, na espiritualiadade e na santidade deles, por que haveria de duvidar da senhora? Se a senhora tivesse escrito um Evangelho, seria certamente o mais digno de crédito. Acontece que a senhora esteve lá, junto! Sempre junto! Ficou com os discipulos depois da morte dele. Eles ouviram a senhora. Muita coisa a senhora mesmo deve ter contado, senão, como é que eles iriam saber?

Eu a vejo como a melhor testemunha do que realmente aconteceu com Jesus. Ninguém viu e ouviu mais do que a senhora. Por isso, entre a certeza dos pregadores que hoje tentam diminuí-la, negando o seu poder de intercessão junto ao Pai, em nome de Jesus, e junto ao próprio Jesus, eu fico com a minha imaginação e minha fé que me dizem que alguêm está no céu e ora melhor do que os pregadores de todos os tempos, sobretudo os intercessores de agora. Esse alguêm é a Mãe do Cristo, o Cristo ao qual eles servem.

Creio num Deus vivo e certo que os que estão no céu estão vivos em Cristo. Existem, pensam, oram e agem. Não acabou! Agora é vida para todo o sempre! E é também oração para todo o sempre!


Fonte:
"Maria do jeito certo"
Padre Zezinho



"Quem não fala de Maria de uma maneira simples, igual a que ala é, termina falando besteira e pregando errado sobre a serva do Senhor. Quanto mais se usa de simplicidade, mais nos aproximamos de quem ela é realmente".

Paz e Bem!

José Filho.

Oi Deus meu nome é Zé