SEJA BEM VINDO
São José



José, O Justo

O termo "Justo" merece uma explicação. Justo é aquele que se ajusta, ou está ajustado a alguma coisa. Um paletó justo... um sapato justo... um vestido justo... Compreedamos muito bem essa linguagem Biblicamente justo é também sinônimo de Santo. O justo é um Santo e o Santo é um justo. José era um homem justo porque "ajustava" sua vida aos ensinamentos da Sagrada Escritura.

ESPOSO DE MARIA



José era o esposo legítimo de Maria. José e Maria eram casados segundo as leis do povo de Deus, escritas no Antigo Testamento. Quando Maria foi anuciada por Gabriel que conceberia por obra do Espirito Santo, José e Maria eram noivos. Quando voltou da visita a Isabel, eles se uniram em Matrimônio legal (Mt. 1,19-20).

GUARDIÃO DA IGREJA



Foi o Pai e chefe da Família Sagrada de Nazaré, a qual é também símbolo e modelo da "Família de Deus", que é a Igreja, São José recebeu a incubência divina de Cuidar dela, de protegê-la, de favorecê-la, de purificá-la e de incrementá-la em todos os tempos. Assim como José cuidou muito bem da "cabeça", que é Cristo, ele cuida de todo o Corpo Vivo, a Igreja.

PATRONO DOS TRABALHADORES


Em 1955, o grande Papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário, para dar um protetor aos operários e um sentido Cristão à "festa do trabalho". Já que em todos os países celebra-se, no dia primeiro de maio, o "dia do trabalho", a Igreja "batizou" este dia, instituindo esta celebração de São José Operário.


PROTETOR DA BOA MORTE



São José, ao morrer teve à cabeceira de sua cama nada menos de que Jesus e Maria. Podemos imaginar que morte santa e abençoada ele teve. Por isso é invocado muito confiante como Padroeiro da boa morte.


Fonte: "Brasil Cristão", Março de 2009.


"Como é bonita uma religião que se lembra do Pai de Jesus".

Paz e Bem!

José Filho.
Oi Deus meu nome é Zé