SEJA BEM VINDO

Setembro 
Mês da Bíblia


A Celebração da Palavra nas Comunidades

"Uma vez que, como todos os fiés, os leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do BATISMO e da CONFIRMAÇÃO (Crisma), eles têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que  a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidedes eclesiais, a ação deles é tão necessária que  sem ela os apostolo dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito". (CIC - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, PARÁGRAFO 900
).


Levo a sério esta doutrina da Igreja contida no "CIC", se você não pensa assim, respeito sua opinião...

Sabemos que nenhuma celebração substitui a Celebração Eucarística, mas o grande número de comunidades nas nossas Paróquias, graças a Deus, e o número pequeno e padres e outros motivos, faz-se necessária a Celebração da Palavra principalmente na época de festejos. Celebrar a Palavra é alimentar a comunidade dos ensinamentos e Cristo, é pregar o Evangelho, é valorizar o trabalho do Leigo, é reunir o povo à mesa da Palavra. E muitas comunidades rurais semanalmente se celebra a Palavra e se espera anciosamente por uma Celebração Eucarística, sendo assim a Celebração da Palavra é também uma preparação espiritual para muitos que irão participar da Santa MIssa.

Feliz do Sacerdote que valorizar o trabalho dos leigos da sua própria Paróquia. Feliz do leigo que valoriza e respeita o trabalho do próprio Leigo. Um frase da música "Pela graça de Deus" do Padre Zezinho, nos diz: "pela graça de Deus sou aquilo que sou: Leigo da Igreja, membro do corpo de Cristo Jesus". Como é bom ser leigo, mesmo diante de totos obstáculos.


A você meu irmão, minha irmã, que celebra a Palavra na sua comunidade e em outras comunidades, atendendo o pedido de um povo ou de um sacerdote, Deus te abênçoe, e que a luz do Espírito Santo lhe ilumine pra continuar neste tão linda missão. E você que se sente chamado acelebra, procure orientação de alguem e ajude o povo a ouvir Jesus, o Metre de Nazaré.

Um obrigado especial ao Pe. Jurandir da Paróquia Santa Luzia, por valorizar na pratica, o trabalho do leigo que celebra a Palavra, e a todas as comunidades Eclesiais de Base, foça da Igreja da Diocese de Parnaíba.







José Filho, 
pela graça de Deus, Leigo.

Oi Deus meu nome é Zé